“À conversa com os meus botões”













Qua. 6 Outubro – “À conversa com os meus botões”
com Rui Cardoso Martins e Alexandre Afonso

Sala Polivalente – 16h00
Entrada Gratuita

Num mês em que privilegiamos tudo o que de bom se faz em Portalegre, fomos à procura de gente da terra que fez carreira nos media, Rui Cardoso Martins e Alexandre Afonso. Eles estão diariamente nas nossas casas, pela escrita, pela rádio e pela televisão. Nesta conversa com os meus botões, vamos recordar as histórias vividas por cá e conhecer as suas carreiras.

Rui Cardoso Martins nasceu em 1967, em Portalegre, e tirou o Curso Superior de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa.
É jornalista fundador do Público, onde mantém a crónica “Levante-se o Réu” (Pública), das mais antigas da imprensa portuguesa, com dois prémios Gazeta de Jornalismo. Como repórter cobriu, entre outros acontecimentos, o cerco de Sarajevo e Mostar, na Guerra da Bósnia, e as primeiras eleições livres na África do Sul.
Argumentista fundador e sócio das Produções Fictícias, é co-criador do programa satírico Contra-Informação, que escreve desde o primeiro episódio.
Foi co-autor de Herman Enciclopédia, escreveu para Conversa da Treta (rádio, televisão e teatro) e para o jornal Inimigo Público.
Co-autor da série dramática Sociedade Anónima, da RTP.
No cinema, é autor do argumento e guião originais da longa-metragem Zona J.
Tem contos editados nas revistas literárias Ficções, Egoísta, Magyar e Lettre Internationale. O seu primeiro livro, E se eu gostasse muito de morrer, editado em 2006, vai já na 4ª edição tendo sido publicado em Espanha e na Hungria. Em 2010 o segundo livro que edita Deixem passar o homem invisível é contemplado com o Grande Prémio de Romance e Novela Associação Portuguesa de Escritores/DGLB 2009.
Em Setembro de 2010, o escritor venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores com o romance 'Deixem Passar o Homem Invisível'.

Alexandre Afonso, 37anos, está há 12 anos na antena1, integrando também a equipa de desporto da RTP, há 4 anos.
Começou a fazer rádio no final dos anos 80, primeiro ainda nas denominadas rádios-pirata, numa vivenda a caminho da Serra...quando em Novembro de 1989, se iniciou na Rádio Portalegre, tinha então 17 anos apenas.
Em 1994, foi recrutado pela Rádio Nova Antena de Lisboa, numa altura em que já estava na faculdade.
Em Março 1998, surgiu então o convite tão desejado que Alexandre Afonso abraçou até hoje, a Antena1.
Hoje em dia, o Alexandre é o editor-coordenador das manhãs nesta rádio, levanta-se todos os dias às 4.30 da manhã, apresenta a maioria das tardes desportivas ao domingo à tarde bem como é a voz em muitos dos relatos de futebol.
Desde o ano 2000, tem sido sempre enviado especial da rádio publica portuguesa às mais importantes competições desportivas mundiais.

Neste dia aproveitaremos para divulgar os vencedores da Maratona Fotográfica 24 Horas realizada no passado mês de Maio e será inaugurada a exposição com as melhores fotografias.
A exposição estará patente ao público no Caep até ao dia 31 de Outubro.

Qua. 10 Novembro – “À conversa com os meus botões”
Com alunos do Prof. Reis Pereira – Aurélio Bentes Bravo, José Bizarro e Maria de Guadalupe Alexandre.
Sala Polivalente – 21h30
Entrada Gratuita

O Serviço Educativo do Centro de Artes do Espectáculo, associa-se às comemorações dos 80 anos da chegada de José Régio a Portalegre. Visitaremos a faceta do Professor Reis Pereira, tendo como ponto de partida um documentário sobre o escritor, seguindo-se uma conversa com antigos alunos.
Esta iniciativa tem a colaboração da Casa Museu José Régio de Portalegre e de Vila do Conde.

0 comentários: