Workshop de Orquestra de Balões































Seg. 6 de Dezembro – Workshop de Orquestra de Balões

Dinamizado por: Henrique Fernandes e Micaela Amaral

Sala Polivalente – Das 15.00h às 18.00h

Entrada Livre

Público-alvo: Dos 8 aos 14 anos

Limitado a 16 participantes mediante inscrição prévia


Criação de uma pequena orquestra, onde se irão integrar unicamente instrumentos musicais e objectos sonoros, feitos a partir de balões ou que utilizem balões como parte integrante.
Na primeira sessão, serão construídos os instrumentos musicais pelos participantes; na sessão seguinte, decorrerá a composição de uma peça musical, a ser apresentada no final da oficina.

Objectivos educativos:

Desenvolver com os participantes a criação de uma orquestra, desde a génese da criação dos instrumentos integrantes, até à apresentação de uma peça musical. Partindo da ideia simples de utilizar balões para a criação de um instrumento musical, pretende-se que os participantes consigam apreender alguns princípios básicos que estão associados à física e à acústica dos instrumentos musicais ou simplesmente a criação de som, tornando assim possível criar ferramentas, para que os participantes possam, a partir dos mesmos e de outros materiais, criar os seus próprios objectos ou instrumentos musicais.
Partindo de um mostruário de instrumentos e objectos musicais, que serão apresentados aos participantes no início da primeira sessão, estes terão a possibilidade de decidir qual o/os instrumentos que irão criar e a que família da orquestra irão pertencer (Sopros, Percussões, Cordas ou indeterminados) na segunda sessão.

Relativamente à composição da peça musical, irá partir-se de fórmulas de composição muito simples, tais como - a título de exemplo - partituras gráficas, paisagens sonoras ou sistemas de improvisação estruturada, adaptada às idades dos participantes.

0 comentários: