Conversas abertas - Voluntariado

Qui. 24 de Janeiro - Conversas abertas - Voluntariado
Serviço Educativo
Pequeno Auditório
Início 18.00h
Entrada Gratuita
Oradores: Anabela Afonso (Cáritas), José Gonçalo Regalo (Programa Juventude em Acão), moderado por Gaspar Garção


O Voluntariado, segundo dados recentes, é praticado em Portugal por cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas, em cerca de 700 instituições. É um fenómeno que se estende a todo o mundo, em todas as vertentes, e englobando desde os jovens aos idosos.
É uma prova de responsabilidade social e de interesse pelo próximo que não liga à raça, à religião ou à condição económica, e tem cada vez mais importância e necessidade nesta época de crise e dificuldades.

A Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação é responsável em Portugal pela gestão do Serviço Voluntário Europeu, medida da Comissão Europeia, que permite aos jovens realizar um período de voluntariado no estrangeiro, até 12 meses, nas mais diversas áreas. O mesmo programa permite às organizações portuguesas receber voluntários de outros países. O Serviço Voluntário Europeu constitui uma mais-valia para os jovens envolvidos, para as organizações e para as comunidades onde os voluntários são inseridos.

A Cáritas Diocesana, através do Banco Local de Voluntariado, sob a sua responsabilidade, promove o envolvimento pessoal e solidário, o compromisso voluntário e a humanização nas respostas, sem esperar retorno, gerando a felicidade daqueles que se dão em benefício daqueles que recebem, compatibilizando a ação dos técnicos e voluntários para uma resposta integrada de responsabilidade social.

0 comentários: